terça-feira, 28 de setembro de 2010

Comentário sobre a reportagem de Ladislau Dowbor
A fala de Ladislau na reportagem “Educação e tecnologia”, remete-nos para a necessidade atual de conhecimento. O professor, infelizmente, tem dificuldades de acesso aos novos conhecimentos. O que podemos perceber é que, muitas vezes, os próprios alunos manuseiam com grande facilidade os recursos tecnológicos atuais, que os professores ainda demonstram resistência.
A exemplo das empresas que fazem a requalificação de seus funcionários, assim também a Educação deveria proceder. Proporcionando e favorecendo para aos professores uma requalificação de qualidade.
Além das muitas transformações que a Educação necessita, uma delas é a mudança do currículo das escolas. Pois somente repassar o conhecimento já não é mais suficiente, é importante ensinar a organizar e articular esses conhecimentos. Muitas são as informações vindas de fontes diferenciadas: livros, televisão, internet, etc. mas cabe ao professor selecionar, ou ainda, ensinar o seu aluno a selecionar tais informações.
Para o mercado de trabalho, não basta ter uma grande bagagem de conhecimento, mas também saber como utilizá-lo, tendo habilidades de articulação. Portanto, já nas faculdades é necessário que aconteça a interação entre a educação e o trabalho, levando os universitários ao conhecimento prático, à realidade do dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário