quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PROJETO FLORES DO MEU JARDIM

Profª organizadora: Carla Inês Wesz
Maria Lucilia Nunes Medeiros
Turma: Pré III “C”

OBJETIVO GERAL:
· Levar as crianças a vivenciarem situações de participantes e responsáveis pelo nosso ambiente coletivo, experimentando e conhecendo o trabalho com a terra e a semente, a função da terra e da água na vida das plantas, a beleza da flor com suas cores, texturas e cheiros, e contribuir na preservação da natureza.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas, etc.
· Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, as formas de vida e sua sobrevivência.
· Observar o meio natural, compreendendo o processo de fotossíntese que acontece nas plantas.
· Conhecer as características da flor, acompanhando o processo de desenvolvimento desta forma de vida.
· Incentivar o respeito e o cultivo das flores, devido sua importância para o embelezamento e perfume do ambiente natural.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
· Ouvir histórias relacionadas ao projeto.
· Trabalhar com diferentes tipos de textos (ex: histórias, trava-línguas, parlendas) e relatório de observação do crescimento das plantas, em forma de livro.
· Relatar suas vivências no momento de rodinha e descrever cenas, objetos e coisas do cotidiano.
· Plantar sementes de flores no viveiro da escola e cuidar das plantas do nosso canteiro;
· Cantar e dramatizar (a linda rosa juvenil; o cravo brigou com rosa);
· Jogos: Memória, Formação de palavras.
· Expressão por meio de artes plásticas: desenhos, pinturas, colagens, recortes, etc

AVALIAÇÃO:
· No decorrer do projeto será observado a participação das crianças nas atividades e sua capacidade de realização, bem como, será avaliada sua compreensão no que se refere ao assunto preservação do meio ambiente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
· Revistas: Projetos Escolares Educação Infantil – Editora OnLine.
· Coleções: Descobertas, Além do Arco-Íris, Dia-a-Dia do Professor, Bem-me-quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário